Notícias

Precisamos e podemos fazer mais!

A ação social se faz com “motivação”, e não se consegue produzir entusiasmo nas pessoas se primeiramente não as contagiarmos e para que as contagiemos precisamos principalmente estar infectados pelo amor expresso na ação social. Não é apenas conscientização, é muito mais que isso, é emoção e sentimento de solidariedade quem sabe até mesmo vocação do cristão “mudar o mundo”, ser sal e luz. Todas as denominações possuem um canal para desenvolver esta área, intrinsecamente, a meu ver, ligada a evangelização.

Vivemos em uma época em que em breve a TV vai absorver o PC e paralelamente a Ação Social vai absorver a Igreja “como instituição””, pois a igreja espiritual teria outro enfoque. Assim sendo, qualquer religião vai precisar justificar “socialmente” e não apenas “espiritualmente” a sua razão de existir.

É um pensamento nosso particular, de quem observa e vê as igrejas, especialmente as evangélicas, e infelizmente em sua maioria, perderem totalmente o sentido e a credibilidade, enfim, a sua função alquímica de transmutar sofrimento em felicidade por meio do amor expresso em ações, como a do “samaritano” do evangelho.

Os Católicos estão preparados para estes tempos em que o Estado puxará as rédeas da religião, por isto criaram para si dezenas de pastorais atuantes, pastoral do menor, pastoral do idoso, pastorais e mais pastorais que de fato fazem a diferença nas comunidades em que atuam e merecem todo o nosso reconhecimento e respeito.

Desta maneira os católicos simplesmente teriam hoje como justificar seu papel social, mas e as igrejas evangélicas, vão continuar apenas no discurso?

Em sua maioria, muitas igrejas se fechassem hoje, só representariam menos barulho em seu bairro e a comunidade não sentiria nenhuma falta delas, pois são consideradas apenas um bando de fanáticos religiosos que falam, falam e falam, mas não fazem realmente nada de palpável.

É para se pensar não é mesmo? Por este motivo volto a dizer que as igrejas evangélicas precisam se tornar pólos de ação social, realizando um evangelismo muito mais agressivo e prático.

E qualquer igreja evangélica pode perfeitamente estar atrelada a um tipo de ação social, por exemplo, uma escola cristã, uma creche, um núcleo de alfabetização, e tantas outras atividades importantes para a sociedade.

O Estado está oferecendo espaço para as igrejas de um modo geral atuarem, por meio do SENAD, Secretaria Nacional Antidrogas, promovendo ações de conscientização e também do MEC, Ministério da Educação e Cultura, combatendo a evasão escolar e inclusive promovendo capelania religiosa nas escolas. (Veja os links no final da matéria)

A igreja, portanto, sendo uma entidade “sem fins lucrativos”, tida como filantrópica, vem recebendo benesses do fisco tais como isenções diversas, a exemplo do IPTU, dentre outras, mas qual seria o real e efetivo papel social da igreja?

Muitos pastores, até mesmo alguns televisivos, dizem que quando um bêbado se torna um cristão, mudando de vida e tornando-se um cidadão produtivo para a sociedade, isto foi uma ação social, mas digo que provavelmente a igreja deles então deveria ser composta por milhões de ex-bêbados não é mesmo, para assim poder justificar a destinação dos milhões arrecadados em ofertas e dízimos e que na maioria das vezes garantem a vida “nababesca” de alguns bispos, profetas e pastores, que se dizem e arvoram serem “seguidores do Cristo despojado de riquezas materiais”.

É hora em que os nossos Templos precisam ser utilizados também na ação social e não somente para o “louvor e a adoração”, para este fim o templo bem poderia ser principalmente o ser humano que no seu viver diário deve adorar a Deus com suas atitudes, e não apenas em um barulhento final de semana.

O melhor meio de levar as boas novas é ser as boas novas! Jesus não falou sobre o evangelho (boas novas), Ele foi e é o evangelho. Cabe a nós a tarefa de nos tornar palpáveis aos que nos cercam como Jesus foi tocado por aqueles que o buscavam. A igreja por vezes não é acessível aos pobres e necessitados. As paredes da Igreja não podem separar o evangelho do mundo, de forma que quem queira o evangelho precise necessariamente estar dentro destas quatro paredes. O evangelho é muito “maior” e abrangente que a igreja…

E finalizando, a igreja cabe dentro do nosso coração, assim como o imenso amor de Deus pelos seres humanos que sofrem injustiças e passam necessidades.

Irmão Daniel Ferreira de Souza

AGEAS – Agencia Evangélica de Ação Social

www.ageas.com.br

SENAD – http://www.fenaprevencao.senad.gov.br/senad/

MEC – http://familiaeducadora.blogspot.com/

Precisamos e podemos fazer mais!

Gostou deste Post, veja também estes...

Bazar Beneficente na OSIEP by Pr. Daniel Ferreira on April 12th, 2010
No ultimo dia 10 de abril estivemos realizando o Mega Bazar da .

Capelania Esportiva by Pr. Daniel Ferreira on February 11th, 2020
Capelania Esportiva Muitos me perguntam sobre ideias de ação social na igreja, eis aí uma delas: a Capelania Esportiva Em muitas igrejas existem cristãos que praticam algum tipo de modalidade esportiva que poderiam ensinar.

A Igreja e os Adolescentes by Pr. Daniel Ferreira on August 25th, 2010
.

Bracelete da Salvação by Pr. Daniel Ferreira on February 13th, 2010
Evangelizar com criatividade! O projeto que nos chegou as mãos através da Oak Grove Baptist Church, em 2007, mostra que através de coisas simples podemos realizar coisa grandes.

Culto Infantil by Pr. Daniel Ferreira on May 31st, 2010
Tive a alegria de participar de um Culto Infantil, levando nosso personagem o "Mágico Argentino" com suas trapalhadas, para alegrar a garotada.

Related Posts with Thumbnails

Pr. Daniel Ferreira

Sobre o pastor Daniel Ferreira de Souza: – Pastor (1985) na Church of God in Christ) - Atualmente atua administrativamente na Sede da Convenção Estadual das Igrejas O Brasil para Cristo no Estado de São Paulo em Arujá. – Casado com a Missª Irene ha 41 anos, são pais de Fabio (39) e Keila (35) e avós de Caio – Bacharel em Teologia (FTSA) – Psicanalista Clínico – Escritor e Palestrante.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*